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Melhore o negócio para crescer e permanecer no mercado

 

Implementar melhorias no negócio é fundamental para a sua sobrevivência no mercado. As demandas mudam constantemente e cabe ao empresário adequar a gestão da empreitada e seus produtos e serviços às exigências dos clientes.

Aqui, você encontrará orientações e ferramentas sobre como inovar no negócio, aperfeiçoar a gestão administrativa e financeira, expandir o empreendimento e tornar a empresa mais competitiva.

Navegue e confira!

Seja um empreendedor bem-sucedido

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 Para ter um negócio de sucesso, o empreendedor deve ter espírito criativo e pesquisador. É preciso buscar novos caminhos e soluções a fim de atender às necessidades da clientela e do mercado.

 

O empresário também deve estar de olho nas oportunidades de negócio e se preocupar com a implementação de melhorias em produtos e serviços.

 

Conheça as características do empresário de sucesso.

 

Acesse outros conteúdos do menu Empreendedorismo.

Quais os benefícios de se associar a outros negócios?
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O associativismo viabiliza maior participação e estreita os laços entre a sociedade organizada e o poder público. Ele deve ser incentivado pela prefeitura, que pode fornecer assistência técnica, administrativa e tecnológica.

 

Há vários tipos de organizações associativas, como redes de empresas, cooperativas, associações e grupos formalmente ou informalmente.

 

Descubra as vantagens de se associar a outras empresas.

 

Acesse outros conteúdos do menu Associativismo.

Defina um preço de venda competitivo

 

A definição do preço de venda deve levar em conta fatores financeiros e mercadológicos. O empreendedor deve dimensionar corretamente os custos envolvidos na operação e entender as peculiaridades do seu segmento.

Também é importante analisar a concorrência e identificar as expectativas do consumidor.

 

Saiba quais são os fatores que devem ser considerados na composição de preços de venda.

 

Acesse outros conteúdos do menu Formação de Preço.

Capacite a equipe de vendas para atender ao cliente

 

Atender bem é um grande desafio para as empresas nos mercados atuais. O atendimento pode ser o diferencial para as organizações fidelizar sua clientela. Para fazer um bom atendimento, empresa deve estabelecer uma política permanente de capacitação da equipe.

 

Acesse o manual Influência da capacitação da equipe de vendas no atendimento ao cliente e saiba mais sobre o treinamento dos vendedores.

 

Acesse a outros conteúdos do menu Cliente e Sociedade.

Inovar para crescer

 Há uma forte relação entre investimento em inovação e crescimento de receitas. Empresas que conseguem inovar de alguma forma crescem mais e constroem um ambiente mais flexível e aberto a mudanças.

 

Não é simples criar esta cultura e o Sebrae ajuda com duas fontes de conhecimento e informação: o site Inovação e Tecnologia e o blog Faça Diferente, onde consultores do Sebrae respondem perguntas de empreendedores como você.

Apoio gerencial: orientações e instruções para gerir o negócio

 

O Sebrae produziu vários documentos que ajudam o empreendedor a administrar corretamente o negócio. Os arquivos trazem dicas sobre como atender ao cliente, calcular custos, controlar ativos e passivos e fazer orçamentos.

 

Também há orientações para quem quer saber mais sobre fluxo de caixa, distribuição de lucros e relacionamento com o fornecedor e funcionários.

 

Acesse os conteúdos do menu Apoio Gerencial.